sábado, 2 de janeiro de 2016

Carroças improvisadas levam pacientes para hospitais no Pará



http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/carrocas-improvisadas-levam-pacientes-a-hospitais-no-para/4245591/

No município de Limoeiro de Ajuru, interior do Pará, pacientes tem que improvisar para ir até o hospital, porque faltam ambulâncias.

Imagens mostram um paciente com suspeita de derrame que estava sendo carregado num carrinho de mão.  Moradores que passavam na hora ajudaram a carregá-lo até a emergência.
Na cidade, os carroceiros é que servem de ambulância. A cidade não tem serviço de atendimento móvel, nem Corpo de Bombeiros.

O Hospital Municipal de Limoeiro de Ajuru tem duas ambulâncias, mas nenhuma delas está funcionando. Uma delas está parada há mais de quatro anos nos fundos do hospital. A outra ambulância foi localizada na cidade vizinha, Cametá.  No capô foi encontrado massa de tapioca e camarões no sol para secar.

O secretário de Saúde de Limoeiro disse  que vai resolver o problema das duas ambulâncias, mas não deu prazo para isso e disse também que depois de prontas, as ambulâncias só serão usadas para levar pacientes para outros hospitais.

''Não são ambulâncias para carregar pacientes pras suas casas nem trazer das suas casas porque esse serviço o hospital não presta. Ele não recebe recurso para prestar esse serviço'', fala o secretário de Saúde de Limoeiro, Edson Marques.

De acordo com o Ministério Público o município tem a obrigação de socorrer os moradores em caso de urgência. “Nada impede que se utilize a ambulância para efetuar o transporte dessas pessoas que necessitam de um atendimento médico e que não tem condições de se locomover. Mesmo porque é obrigação do município prestar esse serviço”, diz o procurador público Bruno Valente.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário