quinta-feira, 20 de junho de 2019

Fim do direito à folga de domingo e feriados para milhões de trabalhadores



Jair Bolsonaro e o secretário de Previdência, Rogério Marinho. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress



O governo anunciou no dia (18) que irá autorizar que 78 setores da economia funcionem normalmente aos domingos e feriados, atacando direitos trabalhistas e flexibilizando ainda mais relações de trabalho. Quem trabalhar nestes dias pode deixar de ganhar adicional.

O anúncio do decreto foi feito pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

A medida permitirá que diversos setores da indústria, dos serviços, da pecuária e da agricultura funcionem normalmente em domingos e feriados. Isto poderá tirar o pagamento de adicional a trabalhadores.

Também vai aumentar o poder dos grandes empresários sobre o tempo e a vida do trabalhador, sendo que agora poderá ser mais exigida a presença no local de trabalho em domingos e feriados.

Recentemente o governo também já havia anunciado um corte de 90% das normas de saúde e segurança no trabalho.

Um conjunto de medidas do governo Bolsonaro, anunciadas como “desburocratização” e “liberdade econômica”, que servem para retirar travas jurídicas para a exploração desenfreada, visando incrementar o lucro dos grandes empresários e latifundiários.

Junto à Reforma Trabalhista e a lei da terceirização ilimitada aprovadas durante o governo do golpista Temer, as medidas de Bolsonaro vêm para arrasar os direitos trabalhistas. Além de também querer aprovar a reforma da Previdência que vai fazer os trabalhadores morrerem sem nunca se aposentarem.

Não à toa Bolsonaro já tinha dito no ano passado, depois de eleito, que as leis trabalhistas têm que “se aproximar da informalidade” e que “ser patrão no Brasil é um tormento”.

Ao contrário da demagogia do governo, para combater o desemprego não é preciso flexibilização dos direitos trabalhistas, como a própria Reforma Trabalhista fracassou em fazer, com o país amargando 13,4 milhões de desempregados quase 2 anos após a aprovação da reforma.

É preciso proibir as demissões, reduzir o número de horas trabalhadas sem redução do salário, para que mais pessoas possam trabalhar, e investir em planos de obras públicas para geração de empregos. Parte de um programa que deve ser imposto pela luta dos trabalhadores junto da juventude, para fazer com que os capitalistas paguem pela crise econômica.

39 comentários:

  1. Só queremos 1 TRILHÃO DE REAIS!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser como nos EUA e no Japão trabalhar por hora e também por produção. Só assim o funcionalismo público vai trabalhar de verdade eu acho pouco e bom pois o Brasil precisa produzir mais.

      Excluir
    2. Me desculpe mas aí é um pensamento mesquinho, pobre. Isso dito pir um trabalhador, pobre, é triste viu?

      Excluir
    3. Parabéns pa colocacao Rocha. O.pais precisa evoluir e para de dar dando trela pra esquerda e sindicatos pelegos.

      Excluir
    4. Sr. Rocha. Em nenhum momento, nem mesmo, durante a campanha, está besta multante intitulado presidente, disse que o funcionalismo público teria sua carga horária aumentada.

      Excluir
    5. Onde já se viu dizer que funcionará público não trabalha. Só sendo muito ignorante pra generalizar dessa forma. Você já foi em um hospital público? Viu como é o trabalho dos enfermeiros? Sabe como é o trabalho de órgãos de fiscalização pública? Não fale sem conhecer. Não vale generalizar. Tem categorias seríssimos no serviço público e tem aqueles q não são compromisso mas isso tem em QQ lugar.

      Excluir
    6. Rocha pobre sem noção são 78 setores com certeza vc tá nesse meio pode esquecendo o futebol de domingo

      Excluir
    7. Quem tem que trabalhar é os governantes, que ficam só no congresso, no palacio, e nas camaras só candando, e destruindo a classe trabalhadora.
      Enquanto sabado domingo e feriado, eles pegam um transporte e vão se devertir as custas do pobre que coloca eles no poder.
      Eles que devem ir trabalhar em hospital, nas ruas atras de bandidos, no transporte publico, e finalizando na roça.

      Excluir
  2. Trabalhar é totalmente ótimo e digno mais ser escravo não .... nunca vou aceitar essas determinações abusadas e absurdas sem noção da realidade e da verdade..... o que o Brasil necessita urgente é reformar os políticos os luxos megas salários absurdos os auxílios as mordomias que eles ganham e vivem nas custas do povo pobre e trabalhador.....os políticos do Brasil se acham Deuses acima das leis e de tudo e de todos .... tem casa apto próprio e tem auxílio moradia ...os auxílios são maiores que o salários .... 8 anos pra se aposentar .... ser político nunca que poderia se aposentar político não é profissão é empregado do povo por tempo determinado.... se acabar com essa maldição dos 3 poderes e esses políticos corruptos ladrões bandidos sobra mto trilhões do dinheiro público

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Nós trabalhadores sustentamos as mordomias dessa turma q em grande número só se locupletam da coisa pública para fins próprios, enriquecimento pessoal.

      Excluir
    2. Político não é nem nunca vai ser trabalho, eles são simplesmente representantes do povo no parlamento, não é um emprego prá ter aposentadoria, deveriam se aposentar somente com seus trabalhos de origem... Assim como os magistrados nomeados pelo governo para o supremo, que se aposentem nas suas origens, como advogados ou juízes. São tratados aqui no Brasil como reis que não são, gastam uma fortuna com ostentação e luxo nas instalações e manutenções dos prédios públicos, restaurantes, de graça quando ganham só em vale alimentação MUITO mais que os trabalhadores de todo país... Tenho sim, vergonha dos políticos e representantes da justiça brasileira...

      Excluir
    3. Gostei do sem noção... A sensação q tive ao ler é q essas pessoas q falam a cima, q separam a sociedade em duas, direita e esquerda,esquecem
      assei esquecem que nós pobre e trabalhadores não somos humanos e nada merecemos. Ops!Eu passei 30 anos dando plantão numa instituição pública, cuidando de pessoas e ser chamada de vagabunda é no mínimo irritante, p não dizer outra coisa...

      Excluir
  3. ESSES POLÍTICOS BANDIDOS VERMES SANGUE SUGAS TEM TRÊS OU QUATRO APOSENTADORIA SE APOSENTAM COM OITO ANOS ENQUANTO O TRABALHADOR MAL CONSEGUE SE APOSENTAR
    POLÍTICO NO BRASIL É SINÔNIMO DE LADRÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Com raríssimas exceções. Os parlamentares deesquerda é q estão encaminhando projetos ecemendas contra esse governo facista, corrupto, apoiador de milícias.

      Excluir
    2. Por acaso o Sr.Adelson Nascimento lembra em qual ladrão ele ajudou a eleger? Esses bandidos, vermes sangue sugas como o Sr. Afirma foram e são escolhidos pelo povo. Qdo começam a fazer as besteiras, aí a desculpa é: político é tudo igual... no fundo gostam de ser enganados e feitos de tolinhos.

      Excluir
  4. Uma vergonha bando de filhos da putas que só querem fude com os pobres falta do bim ladem ainda tá vivo pq aí jogava uma bomba lá dentro 😠😠😠😠

    ResponderExcluir
  5. Coloca o nosso presidente pra trabalhar no domingo também

    ResponderExcluir
  6. Para esses vermes políticos, a opinião do pobre cidadão trabalhador pouco importa, pois bancamos a mordamia dos abutres de colarinho branco e donos de empresa. Se com essa medida for progredir, estamos fudido, a classe empregadora agradece a medida do governo enquanto os patrões viajam e descansam com nosso suor nos feriados e domingos.

    ResponderExcluir
  7. Taí o mito-diabólico o primeiro que apareceu foi Collor, agora vem o segundo Bolsonaro, o terceiro pode ser a Besta Fera num corpo na forma humano

    ResponderExcluir
  8. Taí o mito-diabólico o primeiro que apareceu foi Collor, agora vem o segundo Bolsonaro, o terceiro pode ser a Besta Fera num corpo na forma humano

    ResponderExcluir
  9. Taí o mito-diabólico o primeiro que apareceu foi Collor, agora vem o segundo Bolsonaro, o terceiro pode ser a Besta Fera num corpo na forma humano

    ResponderExcluir
  10. Taí o mito-diabólico o primeiro que apareceu foi Collor, agora vem o segundo Bolsonaro, o terceiro pode ser a Besta Fera num corpo na forma humano

    ResponderExcluir
  11. Desejaram a morte do PT e de Lula e Dilma agora é tarde! Acabar com nossos direitos não significa acabar com privilégios dos mais abastados... Pense bem nisso...

    ResponderExcluir
  12. Matéria fuleira e totalmente esquerdista e hipócrita,o país tem de ficar na roça pra poder esses imbecis fingirem defenderem os mais fracos enquanto vivem em palácios e mancoes sem ao menos trabalhar.

    ResponderExcluir
  13. Porque aumentar a carga do funcionalismo público, já trabalhamos 9h, tem que acabar com a regalia de políticos e assessores.

    ResponderExcluir
  14. Estou amando cada safadeza que o Bozo faz com a classe média, que está a 5% mais próximo dos pobres e mais 500% distante dos ricos. Chicote neles Bozonario kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Estou amando cada safadeza que o Bozo faz com a classe média, que está a 5% mais próximo dos pobres e mais 500% distante dos ricos. Chicote neles Bozonario kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Apenas Deus conhece as atitudes do homem.
    Lembrem se dele vem o julgamento de todas as nossas ações...
    Quando elegemos um governante para nos representar, esperamos que façam, lutam e apoiam as causas do povo que são trabalhadores honestos e fiel a sua nação.
    Somos nós que colocamos este país para funcionar, com nosso trabalho que esta cada dia mais sendo desvalorizado não só pelos representantes políticos, más também pelos CDL e sindicatos dos trabalhadores que não estão nem aí para nós.
    Aqui na Bahia temos horários excessivos de trabalho sem nenhum tipo de fiscalização.
    Passamos mais tempo fora de casa.longe dos nossos filhos, privando de momentos com a família...
    E agora querem que trabalhemos domingos e feriados????
    Sr. Bolsonaro onde quer chegar?
    Isso é governar para o povo?
    Essas são as mudanças que o senhor quer para as famílias brasileiras e principalmente dos nordestinos que foi onde obteve quase 100% de votos?
    ☹️☹️😠😠😠.

    ResponderExcluir
  17. Não existe um político que podemos confiar só vem para dizer com o trabalhador

    ResponderExcluir
  18. BPM esta se criando uma nação dr pobres e miseráveis com baixo salario estamos chegando perto da escravidão cadê a nação forte se estão matando o povo a míngua !

    ResponderExcluir
  19. Eu quero e que quem votou em bordo se lasque mais ainda

    ResponderExcluir
  20. Esse pais só vai muda quando os brasileiros pararem de trocar voto por empregos temporarios,
    Caso contrário vai sempre ser assim.
    Os bandidos fazendo o que bem quer no nosso Brasil.
    E eu lis pergunto, vocês sabem porquê não temos empregos no Brasil?
    Não temos mais concurso público levado a sério?

    ResponderExcluir
  21. Os trabalhadores e trabalhadoras mais vulneráveis agora sentirão o peso de suas escolhas. Até Deus no sétimo dia descansou. O descanso aos domimgos além de sagrado é uma questão de saúde física e mental do trabalhador, vamos pagar com nosso sangue pela escolha da classe média... triste país... Alguém aí afim de me extraditar???

    ResponderExcluir
  22. Isso e uma vergonha pra uma nação que chegou ao topo e de repente cair em desgraça,mas e pouco pra aqueles que teve coragem de vota nessa merda de presidente,caímos do céu para o inferno diretamente

    ResponderExcluir
  23. Olha vocês leitores:quer ver onde tá o dinheiro do Brasil, corte por três meses as mordomias dessas corjas, com gasolina, auxílio palito passagem de avião, é claro né eles não viaja de ônibus. Aí vai sobrar muito dinheiro. Enfim dentre outras quê mim falha a memória. Um abraço a o trabalhador brasileiro.

    ResponderExcluir
  24. E TRABALHO SÁBADO E DOMINGO EU CONCORDO DESDE QUE O TRABALHADOR GANHAR O DOBRO DOS DÍAS NORMAIS E QUE O TRABALHO TEM O DIREITO QUE QUERER IR OU NÃO

    ResponderExcluir