quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Advocacia baiana ganha Centro de Inclusão Digital



Foto: Angelino de Jesus (OAB-BA)


Espaço foi inaugurado pelo presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, com a presença do presidente nacional da Ordem, Marcus Vinícius Furtado Coêlho

 

Os advogados baianos podem contar, a partir de agora, com um lugar destinado à capacitação da classe para utilização dos sistemas processuais digitais. O novo espaço, denominado Centro de Inclusão Digital, foi inaugurado pela OAB-BA no Edifício Metropolitano Alfa, na Av.Tancredo Neves, na manhã desta quarta-feira (21/01).

Conduzindo a solenidade, o presidente da seccional, Luiz Viana Queiroz, agradeceu a presença de todos e destacou o momento como histórico para a Ordem: “Este é um marco para a advocacia baiana, uma vez que conseguimos unir a Escola Superior de Advocacia, a Caixa de Assistência e a Ordem dos Advogados da Bahia num só projeto, repetindo o modelo traçado pelo Conselho Federal, que prega a inclusão digital. Nosso objetivo, portanto, é fazer com que, através desse espaço, que também funcionará como centro de peticionamento eletrônico para advogados da capital e do interior, com apoio ao PJe, possamos capacitar nossos colegas”, destacou.

Criado em setembro do ano passado, por meio da portaria nº 0116/2015, o novo espaço tem 288 m² e conta com Sala de Inclusão com 26 computadores; Sala de Treinamento com 18 lugares, além de lousa eletrônica e TV; Sala de TI para configuração de equipamentos; duas salas de atendimento e sala de estar, todas equipadas com computadores.

“Esse centro, com toda essa estrutura, representa uma ferramenta que vai ao encontro da prioridade da OAB Nacional e da OAB da Bahia, que é a capacitação dos advogados. E esta capacitação é voltada a um novo exercício da advocacia, que conta, hoje, com o processo eletrônico, o novo Código de Processo Civil e o novo Código de Ética dos advogados”, destacou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, que veio a Salvador para prestigiar, logo mais, a posse do Conselho Seccional da OAB-BA.

Ainda em seu discurso, Marcus Vinícius falou sobre sua gratidão à advocacia baiana, sem a qual, segundo ele, não teria conseguido chegar à presidência da OAB Nacional, e sobre a importância da unicidade da OAB: “Neste momento, estamos consagrando uma nova forma de se fazer a Ordem, com uma só entidade contemplando a CAAB, a ESA e as subseções em prol dos advogados. E também estamos vendo, aqui, a dinamização das escolas de advocacia, que têm feito um bom papel, mas que podem e vão fazer ainda mais pela capacitação dos colegas advogados”, disse.

Em representação à Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA/BA), Cyntia Possídio, diretora-geral da entidade, comemorou a inauguração do novo espaço: “O Centro vem para facilitar a vida dos advogados, principalmente no que diz respeito ao PJe, que tem nos atropelado. Então nós temos como missão tomar as nossas rédeas e fazer com que os advogados dominem completamente essa ferramenta”, pontuou.
“O advogado, aqui, vai continuar o aprendizado e tirar as suas dúvidas através de profissionais qualificados. E nós, da CAAB, daremos todo o apoio necessário”, complementou o presidente da Caixa, Luiz Coutinho, que lembrou que a primeira atividade do centro acontece já na próxima segunda-feira (25), com o "Curso Básico de PJe e Lei de Processo Eletrônico", ministrado pela professora Tamiride Monteiro, presidente da Comissão de Informática Jurídica da OAB-BA.

Participaram da inauguração o conselheiro do CNJ, Luiz Cláudio Allemand, que, na ocasião, falou sobre a implantação do PJe no Brasil; a vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão; o secretário-geral, Carlos Medauar; o secretário-geral adjunto, Pedro Nizan Gurgel; a tesoureira, Daniela Borges; os conselheiros federais Ilana Campos e Fabrício de Castro; o vice-diretor da ESA/BA, Abílio das Mercês Barroso Neto; e o diretor-secretário da Escola, Luiz Gabriel Batista Neves.

Também estiveram presentes os conselheiros seccionais Gutavo Moris, Domingo Arjones, Cinzia Barreto, Gustavo Amorim e Waldir Santos; Hermes Hilarão, da OAB Jovem; e os presidentes da subseção de Feira de Santana, Marcus Welber Carvalhal, e de Paulo Afonso, Maria do Socorro Rolim.


Fonte: OAB/BA

0 comentários:

Postar um comentário