domingo, 27 de dezembro de 2015

O Risco da alta exposição pessoal nas Redes Sociais



Rede Social é o melhor ponto virtual para se interagir. As pessoas utilizam essa ferramenta para conversar, relacionar com estranhos e pessoas que fizeram ou fazem parte do seu convívio.
Elas postam suas intimidades, relações, planos, informações trabalhistas, fotos e vídeos, não pensando nas consequências que tudo isso pode acarretar. Futebol, religião, política são temas polêmicos que sempre geram discussões, pois as opiniões são diversas. Quase nunca se chega ao consenso e o “Curtir” pode ser acionado mesmo em uma discussão irrelevante.
O risco da auto exposição é muito grande, pois as pessoas não sabem utilizar tais ferramentas postando banalidades e outras informações pessoais. Isso dá subsídio aos hackers - pessoas com perfil falso esperando por informações de grande valia com o objetivo de usá-las para fins ilícitos.
 
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Redes Sociais
2.1.1. O que são, como funciona e tipos de Redes Sociais
De acordo com Nogueira (2011):
“Redes Sociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não.”
Segundo Marteleto, citado por Castro (2013), define que
As Redes Sociais representam um conjunto de participantes autônomos, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados. A questão central das redes é a valorização dos elos informais e das relações, em detrimento das estruturas hierárquicas. As redes sociais são exatamente as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. Esses sistemas funcionam através da interação social, buscando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação.
Rede social é o meio de comunicação, propaganda e entretenimento, para que pessoas e empresas se conectem e se apresentem; significando oportunidades. Compartilham valores, objetivos, oportunidades, novas amizades possibilitando relacionamentos entre os envolvidos - “seguidores”, “amigos virtuais”.
O poder da rede social é tão grande que consegue a rápida mobilização de pessoas fortemente concentradas a um determinado evento ou objetivo. Foi o que aconteceu com as grandes manifestações que houve no Brasil durante a Copa das Confederações. A mobilização começou nas redes sociais e atingiu as ruas com intensidade e eficácia assustando a cúpula governamental, uma vez que as notícias e acontecimentos chegam às redes sociais em pouquíssimo tempo.
Rede social com o objetivo de relacionar, comunicar e compartilhar informação é uma grande, poderosa e valiosa ferramenta.
Para participar de uma rede social, o usuário tem que se inscrever em algum site; a maioria deles fornece esse serviço gratuitamente. Para tanto, é necessário informar os dados pessoais no ato da inscrição, podendo ser acessado conforme o consentimento do usuário.Os dados são uma apresentação online, o qual permite aos interessados uma visualização de algumas informações para que outras pessoas possam encontrá-lo.
Cada usuário cria uma página pessoal podendo postar fotos, acontecimentos, escrever mensagens, currículo, debates e artigos.
Podem-se criar grupos com determinado perfil e a partir disso poderá haver seguidores que compartilharão tal perfil. Criam-se discussões para um determinado tema, surgindo opiniões, formando artigos, conclusões, pretensões - fatos relevantes que propiciam o crescimento e amadurecimento em um debate.
Existem sites de relacionamento com perfil profissional, em que empresas e empreendedores descobrem novas oportunidades, buscam novos profissionais e apresentam suas idéias, além de grandes projetos constituindo uma rede interativa. 
De acordo com PERIGO... (2013),
O valor da rede social virtual de cada utilizador está exponencialmente ligado ao número de pessoas que se encontram nessa rede. Como se pode verificar, a designação de “amigo” nas redes sociais é usada de forma bastante alargada, pois basta que um utilizador aceite um pedido de amizade (“friendrequest”) de outro indivíduo para que este figure na sua “lista de amigos”.
A lista de amigos virtuais de uma pessoa é considerada, por muitos, um espelho da sua popularidade online. Há quem se considere tanto mais popular quanto mais "amigos" tiver nessa lista. Uma das atividades mais praticadas pelos internautas nas redes sociais virtuais é navegar pelos perfis à procura de pessoas com um determinado perfil para lhes enviar pedidos de amizade e, assim, estabelecer algum tipo de contato com elas.
Segundo o site REDES SOCIAIS... (2013), os 10 brasileiros que tem mais seguidores no Twiter são:
1. Kaká (jogador do Real Madrid) – 16, 2 milhões
2. Ivete Sangalo (cantora) – 8,4 milhões
3. Paulo Coelho (escritor) – 8,3 milhões
4. Neymar (jogador do Barcelona) – 7,8 milhões
5. Claudia Leitte (cantora) – 7,2 milhões
6. Luciano Huck (apresentador) – 7 milhões
7. Ronaldinho Gaúcho (jogador do Atlético-MG) – 6,9 milhões
8. Marcos Mion (apresentador) – 6,6 milhões
9. Sabrina Sato (humorista) – 6,4 milhões
10. Rafinha Bastos (humorista) – 5,7 milhões
Conforme Marcelo (2013), as redes sociais mais acessadas em 2012 são:
- Facebook - lançado em 2004, é a maior rede de relacionamento no Brasil. Conquistou uma legião de admiradores e foi o principal responsável pela queda do Orkut. Ganhou peso significativo em vários países, principalmente no Brasil. É com certeza a rede social mais popular do momento, além de possuir o maior número de membros cadastrados.
- Twitter- lançado em 2006, é a segunda maior rede social da atualidade. É o preferido das grandes empresas e artistas.
- Youtube - lançado em 2005, é o maior e mais acessado site para o compartilhamento de vídeos da internet. Ganhou mais notoriedade na web após a gigante Google anunciar a aquisição do serviço em 2006.
- LinkedIn - lançado em 2003, é uma rede mais voltada a relacionamentos profissionais, é um espaço mais voltado ao lado do negócio.
- Pinterest - lançado em 2010, é uma das mais recentes redes sociais, depois do Google+. É um site destinado ao compartilhamento de fotos, sendo possível comentar, criar coleções e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. É o terceiro mais acessado nos Estados Unidos e ainda é novo no Brasil, poucos sabem de sua existência.
- Google Plus - lançado em 2011, muitos sites técnicos não citam o G+ como uma rede social em si, mas sim como um meio de “transporte” relacionado a publicidades e uma forma de contornar o rápido sucesso o Orkut , Wave e etc. Especialistas apontam que, futuramente, será o principal responsável por uma possível decadência do Facebook.
- Orkut - lançado em 2004, ainda é usado por muita gente, após a fama devastadora do Facebook aqui no Brasil. O maior número de usuários ativos do Orkut, desde 2005, foi proveniente do Brasil e Índia, embora o alvo inicial do desenvolvedor era os EUA.
- StumbleUpon- lançado em 2001, baseado em um social bookmarks, onde os conteúdos dos sites são avaliados (positiva ou negativamente) por votos dos internautas. No Brasil a rede não é tão bem sucedida quanto na Inglaterra e EUA, os quais já aderiram o serviço como principal ferramenta para a partilha de informações entre amigos.
- Formspring - lançado em 2009, rede social extremamente básica de perguntas e respostas. Grande parte de brasileiros, na faixa dos 13 e 22 anos, encontram-se nessa rede. Infelizmente, centenas de usuários do site são vitimas de bullying, visto que o individuo pode se manter anônimo.
2.1.2. O que não se deve compartilhar em Redes Sociais
As regras de boas maneiras, segurança é muito importante em nossa vida. São exposições que devemos evitar em nossos carros, são dados da vida pessoal. Não se trata de rede social e sim um veículo que circula em ruas e onde a maioria das pessoas somente consegue ver, quando o veículo para em algum lugar. Esses detalhes são importantes, tais como: não se deve colocar adesivo em veículo sobre política (tem que evitar), escolas de filhos ou adesivo de escola se professor, lugar que frequenta, hotel onde passa as férias, etc.
Diante de tanta exposição, imagine o que não se deve informar nas redes sociais, onde as pessoas ficam horas vasculhando a vida alheia. É necessário ter muita cautela com o que se escreve nas páginas pessoais. Um vídeo, uma foto, um comentário pode transformar a vida de uma pessoa em um grande desastre.
Existem pessoas que criam perfis falsos e colocam fotos falsas. Estão nas redes sociais esperando o vacilo de um internauta. É fundamental o bom senso e pensar várias vezes antes de compartilhar informações nas redes sociais.
Segundo BRYANT (2013), 40% dos usuários dão acesso livre a seus perfis, permitindo que qualquer um veja suas informações e 60% restringem o acesso a amigos, familiares e colegas.
Não é aconselhável colocar em redes sociais as nossas conversas pessoais, planos sociais, informações corporativas, fotos e detalhes familiares, informações financeiras, senhas (e dicas). A rede social não é um diário que se pode trancar a 7 chaves.
Atualmente os adolescentes postam fotos sensuais nas redes sociais. São fotos lindas, maravilhosas, cheia de charme, correndo o risco de alguém publica-las em sites pornográficos. São pessoas que podem se tornar alvos fáceis de bandidos que estão cadastrados nas redes com perfil falso. Estes post’scomprometem não somente a imagem da pessoa que está postando, mas estáconstringindo os seus amigos e amigos dos amigos.
Conforme Lima (2013), segue algumas dicas para evitar excesso de exposição.
- “Tenha sempre bom senso e cautela ao compartilhar informações em redes sociais. Nunca adicione pessoas desconhecidas.”
- “Evite ao máximo postar fotos e vídeos de caráter mais íntimo.”
- “Nunca compartilhe posts que possam identificar seu endereço ou demonstre situações de seu nível socioeconômico.”
“Lembre-se de que, além de compartilhar informações com seus amigos diretos, há pessoas nas listas deles que verão seus posts, dependendo das configurações de privacidade que você adotar.”
- “Antes de postar qualquer material, pense sempre no seu perfil como se ele fosse totalmente aberto a todos. Configurações de segurança podem falhar e acabar expondo dados que você não pretendia disponibilizar.”
- “Fique atento: informações nas redes sociais são, em alguns casos, indexadas a ferramentas de busca online e facilmente rastreadas por terceiros.”
- “Sempre revise suas configurações de privacidade.”

3. PESQUISA
Atualmente as exposições nas redes sociais passaram a acontecer de forma desenfreada, como fotos, vídeos caseiros com conteúdos sensuais, comentários e xingamentos.
O modo de diversão das pessoas foi alterado; todos os programas sociais são publicados instantaneamente nas redes sociais. Festas, shows, competições esportivas, lazer em geral e até os cardápios são divulgados.
A privacidade dos usuários das redes sociais não é mais prioridade, uma vez que detalhes de suas vidas são postados, podendo comprometer as relações sociais, profissionais. Pessoas que se ausentam nos seus empregos com falsas justificativas e, ao mesmo tempo, demonstram outra realidade nas redes sociais, participando de eventos sociais nos horários de trabalho.
O programa Fantástico da Rede Globo fez uma reportagem muito importante mostrando a alta exposição das pessoas. Foi montada uma tenda em um shopping com um falso guru que selecionava pessoas para uma consulta. A curiosidade em relação ao futuro fez com que pessoas procurassem tal guru. As pessoas informavam os nomes e aguardavam para a consulta. Contudo, por trás da tenda, havia pessoas conectadas nas redes sociais que pesquisam detalhes da pessoa que estava na consulta. O falso guru possuía um ponto eletrônico no ouvido e as informações eram repassadas através das pesquisas feitas nas redes sociais. As pessoas ficavam perplexas com todos os detalhes informados pelo falso guru, ficando emocionadas em determinados momentos. Em seguida, um repórter surgia explicando que todas as informações dadas eram conseguidas através de sites de relacionamentos. As pessoas mostraram-se assustadas pela tamanha exposição e falta de privacidade e segurança.
Cuminale (2013), publicou um importante reportagem na revista Veja Online com o título “Minha vida é um livro aberto... na web”. Foi selecionada uma pessoa aleatoriamente nas redes sociais e sua vida foi vigiada durante 4 dias. A editora da revista entrou em contato com a pessoa e lhe informou sobre a reportagem. Foi-lhe mostrado o resultado e ela ficou assustada com tamanha exposição - dados que nem a família dela sabia estavam nas redes sociais. A Veja e todos das redes sociais souberam de tudo.
Por último, o comentário da jornalista Micheline Borges no Facebook sobre as médicas cubanas que vieram ao Brasil participar do programa Mais Médicos,.
O comentário teve mais de 5 mil compartilhamentos somente em 1 dia, levando a jornalista pedir desculpas e apagar as suas contas no Facebook e Twiitter.
A rede social não é um diário, que como antigamente, ficava trancado dentro de uma gaveta e com o acesso restrito. Ela é um livro aberto, onde não se está seguro atrás de uma tela de um computador.
É necessário repensar se realmente as redes sociais estão sendo utilizadas de maneira correta pelos seus usuários.
 
4. CONCLUSÃO
A internet é essencial em nossas vidas. As redes sociais são grandes aliadas, quando utilizadas para informação, mobilização, ajuda, notícias, acontecimentos. Mas com relação à exposição pessoal está cada vez pior. Pessoas expõem a si mesmas e seus amigos, além de seguidores dos seus amigos. São informações banais as quais todos os conectados têm acesso.
É necessário se policiar, orientando os filhos e ajudando os amigos que não sabem se comportar perante as redes sociais.
É quase impossível impedir o crescimento das redes sociais, pois não há limites para a informação. Cabe as pessoas o bom senso para discernir o certo do errado e saber o que informar nas redes sociais.
Fonte: techoje

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